Presidente do TJ-BA, Maria Pina Rezende assume interinamente o governo da Bahia

Presidente do Tribunal de Justiça da Bahia assume comando executivo estadual em ausência do governador Jerônimo Rodrigues.

Cynthia Maria Pina Rezende, eleita recentemente como presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, assumirá o comando do Governo do Estado pelos próximos 10 dias, em decorrência da viagem internacional do governador Jerônimo Rodrigues. Este momento marca um histórico avanço no empoderamento feminino, sendo apenas a segunda mulher a ocupar interinamente o cargo máximo do executivo estadual.

A desembargadora, originária de Aracaju e homologada como desembargadora na Bahia em 1984, recebeu 46 votos para presidir o TJ, tornando-se a quarta mulher a ocupar essa posição no estado. Seu mandato é marcado por uma trajetória de comprometimento com a justiça e a equidade.

Desembargadora Cynthia Maria Pina Resende, presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) — Foto: TJ-BA

A responsabilidade é ainda maior, uma vez que Maria Pina Rezende, ao assumir temporariamente o comando do executivo, abre mão da linha sucessória que deveria ser seguida pelo vice-governador Geraldo Júnior, evitando assim complicações legais que o impediriam de concorrer à prefeitura de Salvador, segundo a legislação eleitoral.

A recusa do cargo pelo presidente da Assembleia Legislativa, Adolfo Menezes, também foi um ponto de destaque. Sua eventual assunção ao executivo estadual o tornaria inelegível, assim como sua esposa, pré-candidata a prefeita de Campo Formoso.

Este evento coloca em evidência não apenas a capacidade e competência da desembargadora Maria Pina Rezende, mas também os desafios enfrentados pelas mulheres na esfera política e administrativa, em um momento crucial para a história da Bahia e do Brasil.

google newa
+

Relacionadas