Prefeitura inicia construção da Arena Esportiva Salvador: gigante climatizado para 12 mil pessoas

Equipamento multiuso vai devolver à capital baiana a condição de atrair grandes eventos nacionais e internacionais.

A Prefeitura de Salvador deu início nesta segunda-feira (1º) à construção da Arena Esportiva Salvador Governador Antônio Balbino, um moderno equipamento multiuso que vai sediar eventos esportivos e culturais nacionais e internacionais. A arena terá capacidade para mais de 12 mil pessoas e está prevista para ser concluída em dois anos.

O investimento na obra é de R$ 163 milhões e a localização foi escolhida estrategicamente: a Arena Esportiva ficará ladeada pela Arena Daniela Mercury e pelo Parque dos Ventos, ambos para eventos a céu aberto, e pelo Centro de Convenções, para encontros corporativos e feiras. Ou seja: a orla da Boca do Rio vai se consolidar como o maior e mais diverso complexo de eventos do Norte e Nordeste, sendo um dos mais completos do Brasil.

Iniciadas as obras da Arena Esportiva Salvador Governador Antônio Balbino. Foto: Valter Pontes/Secom
Iniciadas as obras da Arena Esportiva Salvador Governador Antônio Balbino. Foto: Valter Pontes/Secom

Homenagem e versatilidade

O nome oficial da Arena Esportiva vai homenagear Antônio Balbino, governador da Bahia entre 1955 e 1959, que batizava o ginásio demolido em 2010. A arena terá toda a estrutura climatizada e contará com um eficiente tratamento acústico, além de infraestrutura completa dividida em quatro pavimentos que abrigarão pista, arquibancadas, camarotes, camarins, sanitários, serviços de alimentação, entre outros espaços.

Versátil, o equipamento terá a possibilidade de receber espetáculos musicais, teatrais e competições esportivas de alto nível, sendo projetado com base nas melhores práticas de edificações voltadas para entretenimento.

Potencial para a cidade

A construção da Arena Esportiva Salvador é vista como um grande passo para o desenvolvimento da cidade. O equipamento vai gerar milhares de empregos durante a obra e após a sua conclusão, além de fortalecer o turismo e a economia local.

“Salvador volta a ter um equipamento de grande porte para sediar grandes eventos. Essa arena vai gerar milhares de empregos e vai colocar Salvador de volta no mapa dos grandes eventos nacionais e internacionais”, afirmou o prefeito Bruno Reis.

Iniciadas as obras da Arena Esportiva Salvador Governador Antônio Balbino. Divulgação
Iniciadas as obras da Arena Esportiva Salvador Governador Antônio Balbino. Divulgação

Outras informações:

  • A arena terá arquibancadas retráteis, o que permite uma maior amplitude nas capacidades máximas para a arena a depender do tipo de evento. No modo esporte, por exemplo, o local possuirá capacidade máxima de aproximadamente 7,3 mil espectadores, enquanto no modo show a capacidade sobe para 12,5 mil pessoas.
  • A obra da Arena Esportiva Salvador está prevista para ser concluída em dois anos.

A construção da Arena Esportiva Salvador é um marco para a cidade e representa um grande passo para o seu desenvolvimento.

google newa
+

Relacionadas