Salvador registra redução de 13% no número de mortes no trânsito entre 2020 e 2023

Maio Amarelo reforça compromisso com segurança viária em Salvador: queda de 13% nas mortes no trânsito em três anos.

A Prefeitura de Salvador, por meio da Superintendência de Trânsito e Transporte do Salvador (Transalvador), anunciou nesta quarta-feira (8) uma redução de 13% no número de mortes no trânsito da capital baiana entre 2020 e 2023. A conquista, que marca o início da 2ª Década de Ação em Segurança Viária da ONU, com o objetivo de reduzir pela metade as mortes no trânsito até 2030, é creditada a um conjunto de medidas adotadas pela gestão municipal e ao engajamento da população na causa.

O destaque fica para a queda de 38% no número de óbitos de pedestres no mesmo período, demonstrando a efetividade das ações de proteção aos usuários mais vulneráveis das vias. Em números absolutos, a capital baiana registrou 130 mortes no trânsito em 2020, contra 113 no ano passado. Já o número de óbitos de pedestres caiu de 55 para 34 no mesmo período.

Foto: Divulgação

Compromisso com a segurança viária

O prefeito Bruno Reis, durante o lançamento da campanha Maio Amarelo, reiterou o compromisso da gestão municipal com a segurança viária e destacou a importância da participação da sociedade nesse processo. “Quando eu assumi a Prefeitura, eu renovei o nosso compromisso com a ONU de manter a redução de 50% de vítimas fatais por acidentes de trânsito. E aí teremos o Maio Amarelo com diversas ações que vão ajudar na conscientização para que a gente continue perseguindo a redução desse número”, afirmou o prefeito.

Medidas eficazes e desafios persistentes

O superintendente da Transalvador, Décio Martins, apresentou o Relatório Preliminar de Vítimas Fatais 2023, detalhando as ações e os resultados obtidos pela gestão municipal. Entre as medidas implementadas, destacam-se campanhas educativas, blitze de fiscalização, readequação da sinalização viária e a redução da velocidade em diversas vias.

Apesar dos avanços, os acidentes com motos ainda representam um desafio, com um aumento de 26% no número de óbitos de motociclistas em 2023 em relação a 2022. O prefeito Bruno Reis reconhece a necessidade de um esforço conjunto para mudar esse cenário. “Precisamos trabalhar em conjunto com os motociclistas para reduzir esses números. É importante que todos se conscientizem da importância da segurança no trânsito”, ressaltou.

Maio Amarelo: um mês dedicado à conscientização

A campanha Maio Amarelo, que se estende ao longo do mês de maio, tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da segurança no trânsito e mobilizar esforços para a redução de acidentes e mortes. A Prefeitura de Salvador, por meio da Transalvador, promoverá diversas ações durante o mês, como palestras, blitze educativas e distribuição de material informativo.

google newa
+

Relacionadas