Operações da travessia Salvador-Mar Grande permanecem suspensas devido ao mar agitado

Previsão do tempo e falta de segurança marítima mantêm embarcações paradas.

Após dias de interrupção, a Travessia Salvador-Mar Grande permanece suspensa devido às condições desfavoráveis do mar. As operações estão paralisadas desde as 10h do último domingo, 5 de junho, devido à agitação marítima e aos fortes ventos que comprometem a segurança das embarcações.

A medida afeta não apenas os passageiros que utilizam o serviço regularmente, mas também os turistas que planejavam visitar as ilhas da Baía de Todos-os-Santos por meio das escunas de turismo. A Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia (Astramab) ainda não possui uma previsão concreta para a retomada das operações da Travessia Salvador-Mar Grande.

Travessia Salvador-Mar Grande. Foto: divulgação
Travessia Salvador-Mar Grande. Foto: divulgação

Enquanto isso, a Travessia Salvador-Morro de São Paulo opera em um sistema semi-terrestre, garantindo a continuidade do transporte de passageiros. Esse sistema, implementado desde segunda-feira, 6 de junho, consiste no transporte dos passageiros até a Ilha de Itaparica por meio das embarcações convencionais e, em seguida, de ônibus até a Ponta do Curral, em Valença. De lá, os passageiros seguem em pequenas lanchas rápidas até Morro de São Paulo.

Apesar da alternativa oferecida, essa modalidade de travessia possui uma duração maior, estimada em 3 horas e 20 minutos, uma hora a mais do que a viagem direta de catamarã. Os horários de saída das embarcações são ajustados para atender à demanda dos passageiros.

Além disso, os usuários do sistema de ferry-boat que conecta Salvador à Ilha de Itaparica enfrentarão um reajuste nas tarifas. A Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba) anunciou um aumento de 2,9% nas passagens, válido tanto para pedestres quanto para veículos. Essa decisão visa equilibrar os custos operacionais do serviço de travessia, mas terá impacto direto no bolso dos usuários, tanto durante a semana quanto nos finais de semana e feriados.

google newa
+

Relacionadas