Ministro Rui Costa Prioriza recebe 1 prefeito baiano a cada dois dias, em meio a críticas ao Governo Lula

Encontros intensificam-se enquanto governo enfrenta desafios de coordenação e articulação política.

O Ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT-BA), tem concentrado sua agenda em encontros com prefeitos baianos, recebendo um a cada dois dias úteis. Essa intensificação das reuniões ocorre num momento crítico para o governo Lula (PT), que enfrenta crescentes críticas por falta de coordenação e falhas na articulação política.

O próprio presidente Lula expressou sua preocupação com a falta de coordenação ministerial, instando os ministros a priorizarem a execução dos projetos já lançados em vez de anunciar novos. A situação se torna ainda mais relevante, uma vez que Rui Costa lidera a pasta responsável pelo Novo PAC, considerado a principal vitrine do terceiro mandato de Lula.

Foto:Ministro Rui ao lado do Prefeito de Jequié Sérgio da Gameleira|Divulgação

De acordo com informações da Folha de S. Paulo, somente em 2024, Rui Costa recebeu em seu gabinete 43 prefeitos baianos, todos pertencentes à base aliada e provenientes de municípios de pequeno e médio porte. Desde que assumiu o cargo de ministro, o ex-governador da Bahia já se reuniu com 114 prefeitos do estado, o que representa mais de 25% do total de municípios baianos.

Esses encontros frequentes têm sido interpretados como uma estratégia para fortalecer a agenda política do PT na Bahia, ao mesmo tempo em que buscam resolver as críticas de falta de articulação e coordenação do governo central. A priorização da Bahia na agenda ministerial pode ter implicações significativas para a base política do partido, especialmente em um momento de crescente escrutínio público.

google newa
+

Relacionadas