Lei em Salvador proibe o uso de sacos e sacolas plásticas em todos estabelecimentos comerciais

Nova legislação visa combater o impacto ambiental das sacolas plásticas não recicláveis na capital baiana.

A partir do próximo domingo, o uso de sacolas e sacolas plásticas não recicláveis será proibido em todos os estabelecimentos comerciais de Salvador, segundo a Associação Baiana de Supermercados. A lei municipal 9.699 entra em vigor no dia 12 de maio, seguindo uma tendência mundial sobre a preocupação cada vez mais urgente com a sustentabilidade.

Segundo especialistas, as sacolas plásticas quando descartadas incorretamente causam um impacto direto no ambiente urbano, e têm grande potencial de poluir os mares. Relatórios elaborados pelo Fundo Mundial para a Natureza apontam que o Brasil é o quarto país que mais produz plástico, gerando 11 milhões de toneladas por ano. Esse material pode levar milhares de anos para se decompor.

Foto: reprodução

Para combater esse problema, além das proibições, é necessário educar a população sobre alternativas mais sustentáveis. O Engenheiro Ambiental destaca a importância de utilizar sacolas biodegradáveis ou reutilizáveis, que não causam danos diretos ao meio ambiente. Em outros países, o uso da sacola plástica é algo do passado, sendo substituída por opções mais eco-friendly há anos.

Com essa medida, Salvador demonstra seu compromisso com a preservação do meio ambiente e estimula a população a adotar práticas mais sustentáveis em seu dia a dia.

google newa
+

Relacionadas