A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) se destaca negativamente ao se tornar a vice-campeã estadual de reclamações no Procon. Com mais de 10 queixas por dia, os consumidores enfrentam problemas como falta d’água e contas com valores elevados. Diante das críticas, a Embasa anunciou um investimento de R$ 6 bilhões até 2029 para tentar amenizar as adversidades. Empresa só perde para a Coelba.
Entre os relatos dos consumidores, casos como o de uma moradora, que enfrenta problemas recorrentes com a falta de água desde dezembro do ano passado. Segundo ela, a situação é desgastante, com a conta chegando com valores elevados mesmo em períodos de escassez do recurso.
Um outro consumidor também compartilha sua experiência, destacando a rotina desafiadora de ter que sair cedo para trabalhar e retornar para casa sem garantia de abastecimento de água.
O Procon registrou mais de 2700 reclamações contra a Embasa em 2023, colocando a empresa como a segunda mais reclamada do estado. Em resposta, a Embasa afirmou ter uma equipe exclusiva para atender às demandas do Procon, porém muitos consumidores expressaram insatisfação com as respostas recebidas.
A empresa informou que pretende investir cerca de R$ 1,7 bilhão nos próximos cinco anos para ampliar o sistema de abastecimento de água em 368 municípios onde atua, e um total de R$ 6,7 bilhões até 2029. Contudo, para os consumidores como Ana Cláudia, a preocupação é se esses investimentos resultarão em melhorias reais no serviço oferecido.
A população aguarda ansiosamente por soluções concretas que garantam o fornecimento regular de água e a qualidade do serviço prestado pela Embasa, em um cenário onde as reclamações são constantes e os problemas persistem.
Miquéias Santos é um jornalista focado em cobrir as principais notícias de Salvador, destacando-se por seu compromisso em trazer informações atualizadas e relevantes sobre a cidade e seus acontecimentos.