Efeito 1º de abril: pesquisa revela que 88% dos brasileiros já acreditaram em fake news

Levantamento do Instituto Locomotiva mostra que a maioria da população tem dificuldade em diferenciar informações falsas e verdadeiras.

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva e divulgada nesta segunda-feira (1º) revela que 88% da população brasileira já acreditou em conteúdos falsos. O levantamento, feito com exclusividade para a Agência Brasil, mostra que a desinformação é um problema grave no país e que a maioria das pessoas tem dificuldade em diferenciar informações falsas e verdadeiras.

Segundo a pesquisa, os temas que mais geram fake news são:

  • Venda de produtos (64%)
  • Propostas em campanhas eleitorais (63%)
  • Políticas públicas, como vacinação (62%)
  • Escândalos envolvendo políticos (62%)
  • Economia (57%)
  • Segurança pública e sistema penitenciário (51%)

Riscos da desinformação

A pesquisa também aponta os principais riscos da desinformação para a população:

  • Eleição de maus políticos (26%)
  • Atingir a reputação de alguém (22%)
  • Causar medo na população em relação à própria segurança (16%)
  • Prejudicar os cuidados com a saúde (12%)

Sentimentos ao ser enganado por fake news

Quando enganados por uma notícia falsa, as pessoas relatam sentir:

  • Ingenuidade (35%)
  • Raiva (31%)
  • Vergonha (22%)
Fake News. Foto: Agência Brasil
Fake News. Foto: Agência Brasil

Acusações de espalhar fake news

A pesquisa também mostra que 24% da população já foi acusada de espalhar informações falsas por pessoas que têm uma visão de mundo diferente.

Combate à desinformação

Para o presidente do Instituto Locomotiva, Renato Meirelles, medidas educativas são essenciais para combater a disseminação de fake news.

“Para enfrentar essa questão, há um desafio para as instituições públicas de formular estratégias que incluam a promoção da educação midiática e a verificação rigorosa das fontes de informação, para fortalecer a comunicação do país e garantir que a população receba informações precisas e confiáveis”, afirma.

A pesquisa do Instituto Locomotiva é um alerta para a necessidade de medidas urgentes para combater a desinformação no Brasil.

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