Condutores das categorias C,D e E têm até 30 de abril para atualizar exame toxicológico

Mais de 140 mil caminhoneiros baianos ainda precisam regularizar exame toxicológico; prazo termina em 30 de abril

O prazo para que os motoristas de veículos de grande porte na Bahia realizem o exame toxicológico se aproxima. A partir do dia 1º de maio, o valor da multa para quem não estiver em dia com o exame aumenta para R$ 1.467,35.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), cerca de 210 mil motoristas no estado já fizeram o exame, mas ainda há 140 mil pendentes. O exame é obrigatório para condutores com carteira de habilitação das categorias C, D e E, e deve ser feito a cada dois anos e seis meses.

Em uma fiscalização realizada na cidade de Simões Filho, o caminhoneiro Lázaro Silva foi parado pela PRF e apresentou toda a documentação em dia, inclusive o exame toxicológico. Ele ressaltou a importância de não deixar para o último minuto a realização do exame, pois o tempo de espera pode ser longo.

Feijão Almeida/GOVBA

“É importante se organizar e fazer o exame com antecedência, para evitar transtornos”, disse Silva. “Nunca é aconselhável deixar para o último minuto porque então não temos tempo. É, de certa forma, bom para nós termos esse certo controle para que possamos também evitar evitar e estar pagando multas e sofrendo no bolso”, completou.

Exame simples e rápido

O exame toxicológico é um procedimento simples e rápido, que pode ser feito em qualquer laboratório credenciado. O exame é feito através da coleta de fragmentos de cabelos ou unhas, e o resultado sai em até cinco dias.

Redução de acidentes

A exigência de exames toxicológicos para motoristas de veículos de grande porte tem contribuído para a redução do número de acidentes nas rodovias brasileiras. Segundo dados da PRF, o número de acidentes com caminhões e ônibus diminuiu em 20% nos últimos anos.

google newa
+

Relacionadas