Comissão de Ética da ALBA instala colegiado para investigar Binho Galinha

Deputado suspeito de liderar organização criminosa será alvo de processo de cassação na Assembleia Legislativa da Bahia.

A Comissão de Ética da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) deu início ao processo de instalação do colegiado, que terá como foco principal a apuração de denúncias contra o deputado estadual Binho Galinha. O parlamentar é suspeito de liderar uma organização criminosa envolvida em lavagem de dinheiro do jogo do bicho.

Binho Galinha. Foto: reprodução
Binho Galinha. Foto: reprodução

Em uma reunião realizada nesta tarde, ficou definido que o presidente da comissão será o deputado Vittor Bonfim, do Partido Verde, e o vice-presidente será Marcelino Galo, do PT. Os demais membros titulares são Alex da Piatã (PSD), Antônio Henrique Júnior (PP), Euclides Fernandes (PT), Samuel Júnior (Republicanos), Sandro Régis (União Brasil) e Thiago Correa (PSDB).

O vice-presidente Marcelino Galo explicou que as reuniões para tratar do caso devem ser iniciadas na próxima semana, destacando a importância do trabalho da comissão para garantir a ética no exercício parlamentar.

Comissão de ética da Alba. Foto: Lula Bonfim | AG. A TARDE
Comissão de ética da Alba. Foto: Lula Bonfim | AG. A TARDE

O presidente da ALBA, Adolfo Menezes, também se pronunciou sobre o assunto, ressaltando a seriedade das investigações contra Binho Galinha. “O conselho de ética foi instalado para receber o processo e, no decorrer, vamos ver as investigações. A quem cabe investigar? A quem cabe punir? O judiciário”, afirmou Menezes.

O processo de cassação contra Binho Galinha será conduzido pela Comissão de Ética, que terá a responsabilidade de apurar as denúncias e tomar as medidas cabíveis conforme a legislação vigente. O colegiado terá um papel fundamental na preservação da integridade e transparência no cenário político da Bahia.

google newa
+

Relacionadas