5 maneiras fáceis de Identificar se sua planta de crescimento lento está morta ou inativa

Não sabe se sua planta está morta ou apenas dormindo? Descubra dicas simples para identificar em plantas de crescimento lento após o inverno.

Quando uma planta em seu jardim demora a mostrar sinais de novo crescimento na primavera, você pode estar se perguntando se ela ainda está viva ou se deve removê-la. Enquanto algumas plantas abrem novas folhas durante os dias frios do início da primavera, outras não mostram sinais de vida durante semanas ou meses. Se você não tiver certeza se uma planta está morta ou ainda dormente após o inverno, você corre o risco de arrancá-la quando ela estiver demorando para ganhar vida quando as condições forem adequadas. Aqui estão 5 dicas para ajudá-lo a determinar se uma planta ainda está dormente ou pronta para a pilha de compostagem.

1. Procure galhos mortos e galhos quebradiços

5 maneiras fáceis de Identificar se sua planta de crescimento lento está morta ou inativa
5 maneiras fáceis de Identificar se sua planta de crescimento lento está morta ou inativa

Galhos e galhos mortos são fracos, fáceis de quebrar e emitem um som oco quando você bate neles. Galhos quebradiços são um sinal de que uma parte da planta não está mais cheia de umidade vital. Quebre uma pequena porção do galho em questão. Ele quebra facilmente, separando-se da planta com um movimento rápido do pulso? Se isso acontecer, essa parte da planta estará morta. Provavelmente está vivo se o galho dobrar ligeiramente sem quebrar e não se separar facilmente do galho.

2. Verifique a dormência sob a casca

Usando a unha ou um podador limpo, arranhe suavemente a superfície de um galho para revelar a camada de tecido logo abaixo da cobertura externa. Se o tecido tiver um tom de verde, o galho está vivo. Se o tecido for branco ou marrom, o galho provavelmente está morto.

3. Conheça o ciclo de dormência da sua planta

Cada espécie de planta tem um cronograma de crescimento único. Condições adversas de cultivo, microclimas e mudanças climáticas afetam os padrões de crescimento, às vezes atrasando a saída da dormência por semanas. Aprenda sobre os padrões de crescimento de suas plantas para avaliar com precisão quando elas estão crescendo ativamente e quando geralmente estão inativas.

4. Não se preocupe com gramíneas ornamentais

Gramíneas ornamentais perenes, como miscanthus, switchgrass e festuca azul, demoram muito para sair da dormência. Quando a grama está verde e florescendo na primavera, as gramíneas ornamentais muitas vezes ainda estão adormecidas. Espere que as gramíneas ornamentais produzam novos brotos quando os bordos estiverem totalmente folheados.

5. As sempre-vivas ainda devem ser verdes

As sempre-vivas saudáveis fazem jus ao seu nome; elas permanecem verdes o ano todo. Se o seu abeto, arborvitae ou buxo for marrom, quebradiço e com folhagem caindo, provavelmente está morto. O provável suspeito são lesões de inverno causadas por ventos secos ou temperaturas extremas. Se uma parte da planta ainda estiver viva, remova os galhos mortos e dê tempo à planta para preencher. Dependendo da espécie e da extensão do ferimento, ela pode crescer o suficiente para obscurecer a área danificada.

Em caso de dúvida, dê um tempo

Se você ainda não tem certeza se sua planta está morta ou inativa, simplesmente espere. O tempo vai dizer. Verifique novamente a planta em algumas semanas. As plantas lenhosas mortas revelarão galhos frágeis e leves com o tempo. As plantas perenes surgirão no meio do verão se ainda estiverem vivas. Algumas semanas de espera para que uma planta revele mais pistas é um pequeno preço a pagar para evitar desenterrar uma planta viva que esteja desfrutando de uma dormência prolongada.

google newa
+

Relacionadas